Dicas para a entrega ocorrer bem

Nossos clientes não precisam se preocupar com o transporte dos blocos, pois temos uma frota própria de caminhões e contamos com parceiros que também realizam as entregas dos materiais. Mas precisamos ficar atentos a alguns detalhes para que a descarga ocorra de forma fácil e sem perturbações para ninguém.


Segue então algumas dicas:

  • As entregas são realizadas por caminhões próprios, identificados pela cerâmica, ou por parceiros terceirizados. Todo esse pessoal tem vasta experiência no manejo dos materiais.
  • Os caminhões são em sua grande maioria trucados, com aproximadamente 12 metros de comprimento, por isso, verifique se no seu local de descarregamento há algum impedimento para a entrada do veículo. Caso haja, avise antes da compra que faremos o possível para realocar nossos veículos para realizar sua entrega.
  • O descarregamento dos materiais é feito ao lado do veículo, por isso, por favor não insistam para que o motorista transporte o material dentro de sua obra, pois o mesmo não o fara. Nestes casos, agendamos a entrega de seu material para que você possa contratar previamente pessoal que realize este serviço dentro de sua obra.
  • O tipo de pavimento (asfalto, terra, cascalho) e a inclinação do local aonde ocorrera a descarga também é importante para nós. Caso haja algum fator deste em sua obra, nos avise com antecedência.
  • Lembramos também que caso ocorra, por algum dos motivos citados a cima, o impedimento da entrega, o cliente será responsável pelo pagamento do valor do frete, mesmo que o material não tenha sido entregue, por isso, pedimos que o cliente nos informe sempre sobre qualquer problema que possa ocorrer com a chegada do caminhão em sua obra.
  • Todas estas informações devem ser observadas para que, tanto a Cerâmica Donatti quanto nossos clientes saiam satisfeitos sempre em suas negociações.

Dicas sobre a armazenagem do material de cerâmica

  • Para garantir a qualidade do seu produto após a entrega e a segurança dos operários, lembre-se de:
  • Mantê-lo coberto contra chuva para evitar excesso de umidade na hora de sua utilização;
  • Armazena-lo sobre uma superfície plana e livre do acumulo de água, de preferência sobre concreto, asfalto ou um pallet;
  • Não fazer pilhas de armazenamento superior a 1,80 metros, evitando possíveis acidentes com a queda do material;
  • Ao armazena-lo em pilhas, faze-las com juntas de amarração entre os blocos e elevando-a em forma de pirâmide, com sua base maior e seu cume menor.

A história da cerâmica no mundo

Produtos feitos a partir de cerâmica (argila cozida) são utilizados a mais de 16 mil anos. A evidência mais antiga de um vaso de cerâmica foi encontrada no Japão, no sítio arqueológico de Odai Yamamoto e data de aproximadamente 16.500 a 14.920 anos atrás.


Outros registros mostram a utilização de blocos de cerâmica a mais de 4.000 anos a.C. provavelmente tendo como origem do primeiro tijolo o império romano, que dominava a arte da queima em fornos. Nesta época os tijolos eram grandes peças em formato de pão, com aproximadamente 15kg cada e conformadas a mão.


Desta época para a atual as formas e métodos foram se atualizando e tornando-se mais racionais.


Foi na Suíça, em 1954, que foi construído o primeiro edifício com alvenaria estrutural totalmente racionalizada, e desde então este método tem se difundido pelo mundo todo.


Vantagens do bloco de cerâmica

Não é à toa que os materiais de cerâmica são utilizados a milhares de anos.

Eis algumas vantagens sobre os demais produtos:


  • Isolamento térmico e acústico: os materiais de cerâmica são isolantes naturais, o que proporciona maior conforto às pessoas que estiverem no ambiente;
  • Leveza dos produtos (proporciona uma obra mais leve): materiais mais leves em sua obra quer dizer menores gastos com fundações e estruturas e isso é economia para o cliente;
  • Preço competitivo: mais barato que os demais produtos da mesma linha, o material de cerâmica representa o melhor custo/benefício para sua obra;
  • Variedade de formas e produtos: são inúmeras opções de materiais, que possibilitam ajustes precisos para atender às necessidades de cada cliente;
  • Possibilidade de uma construção racionalizada: com mais opções de materiais, as obras tornam-se mais racionais, evitando assim excessos, tanto de material quanto de dinheiro;
  • Menor desperdício de material: produtos dimensionados para atender a todos os projetos resultam em zero desperdício. O cliente compra somente o que vai usar de acordo com seu projeto.